Gestão de Equipas em Ambiente AGILE
DIAS 14, 15 e 16 de Março de 2022
Das 8h30 às 12h30
FORMAÇÃO ON-LINE!
PROGRAMA
• Bases da Metodologia AGILE:
• O Que É a Metodologia Agile (Ágil)?
• O Que É a Metodologia Agile (Ágil)? – Argumentos dos “Partidários” -> Problemas.
• O Que É a Metodologia Agile (Ágil)? – Argumentos dos “Partidários” -> Consequências.
• Os Mitos e Realidades da Agile (Ágil) no Desenvolvimento de Software.
• O Manifesto Agile (Ágil).
• A Gestão de Projectos com a Metodologia Agile (Ágil).
• Scrum vs O Modelo Tradicional de Gestão de Projectos.
• Gestão do Trabalho com Metodologia Agile.
• Práticas de Gestão e Liderança nas Organizações Ágeis.
• Modelo de Competência nas Organizações Ágeis.
• Gestão de Talentos nas Organizações Ágeis.
Metodologia Agile - Framework Scrum:
• Entender e Gerir as Expectativas dos Patrocinadores do Projecto.
• O Que É o Scrum?
• Scrum - Papeis Centrais.
• Papeis Centrais:
• Product Owner.
• Scrum Master.
• Scrum Team.
• Scrum Master - Competências.
• The Product Backlog.
• Refining The Product Backlog.
• The Product Backlog - Template.
• Identifying The Sprint Backlog.
• The Sprint Backlog - Template.
• Producing The Increment.
• The Definition of Ready (DoR) and The Definition of Done (DoD).
• Sprint Burndown Chart.
• Planning The Iteration in The Sprint Planning Meeting.
• Updating With the Daily Scrum.
• Demonstrating The Increment in The Sprint Review.
• Gestão de “Releases”.
• Estabelecer o “Roteiro do Projecto” - Project RoadMap.
• A Flexibilidade Através do Desenvolvimento Iterativo do Produto.
• O Backlog Priorizado Actualizado do Produto com as Mudanças Aprovadas.
• Rever as Iterações Através da Sprint Review.
• Sprint Review - Demonstrar as Funcionalidades ao Cliente.
• Fecho do Projecto Através da “Sprint Retrospective”.
• Reuniões “Scrum” - Regras e Procedimentos.
• Scrum Process Mechanics.
Promoção da Autogestão na Equipa de Trabalho:
• O Que É Uma Equipa?
• Fases de Desenvolvimento da Equipa de Projecto.
• Trabalho em Equipa – Condições Ideais Para o “Team Building”.
• A Importância de um Bom Ambiente de Trabalho.
• Boas Práticas
• Capacitar a Equipa para Controlar o seu Próprio Processo de Desenvolvimento.
• Capacitar a Equipa para o Projecto.
• Criação de Valor nos Recursos Humanos.
• Recursos Humanos em Modo Agile.
• Recursos Humanos em Modo Agile - Comportamentos-base.
• RH Tradicional vs RH Ágil.
• RH Agile - A Importância da Colaboração.
• Trabalhar com Iterações.
Aplicar a Metodologia Agile a Toda Organização:
• A Organização Ágil.
• Vamos Tornar a Nossa Actividade Ágil.
• A Relação da Empresa com a Estrutura e/ou Equipa de Desenvolvimento Agile.
• As Relações Entre o Proprietário do Produto e os Vários Clientes e Interessados.
• O Papel do Scrum Master como Elo de ligação entre a Organização e a Equipa Agile.
Plataformas Informáticas de Apoio:
• Plataformas de Apoio a Actividades em Modo Ágil.
Elaboração de um Projecto Tipo (exercício final prático).
FORMADOR
Dr. João Marques
Certificação/Formação Académica:
· Certificação em Project Management Professional (PMP) (PMP n.º 2004420) pelo Project Management Institute (PMI).
· Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
· Pós-graduação em Sistemas de Informação pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
· Pós-graduação em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).
· Licenciatura em Informática de Gestão pela Universidade Moderna de Lisboa (UML).
Experiência profissional:
· Coordenador do Gabinete de Gestão de Projectos (Project Management Office (PMO)) da Empresa de Gestão Partilhada de Recursos na Administração Pública, EPE (GeRAP). Esta actividade, de coordenação dos Directores de Programas/Gestores de Projectos, visa a normalização de procedimentos e a disponibilização da informação de acompanhamento e controlo dos programas/projectos para o Conselho de Administração. Foi o responsável pela criação do referido gabinete e do respectivo desenho e implementação do processo de Acompanhamento e Controlo de projectos na empresa.
· Militar da Força Aérea Portuguesa com o posto de Major, tendo sido na sua carreira responsável na área da manutenção de material electrotécnico de aeronaves, formador na área da electrotecnia e gestor da formação responsável pelo programa de Formação de Apoio à Gestão e Modernização Administrativa da FAP.
· Formador (CAP nº EDF 5349/98 DCR) nas áreas da Gestão, Gestão de Projectos, Informática e de Sistemas de Informação.
· Como docente Universitário (Professor Assistente Convidado), exerceu docência nas áreas científicas da Informática e Gestão, na Universidade Moderna de Lisboa.
Informações
Duração da formação:· 12 horas
Horário: Das 8h30 às 12h30
Formação On-line
Custo por participante: 430 000 kz + IVA
Inscrições de grupo – contactar para o e-mail geral@itstalent.pt
A inscrição incluiu acesso a toda a formação e conteúdos formativos
Preencha a ficha de inscrição abaixo.